Thursday, September 24, 2009

Water - Deepa Mehta







O filme water(água) de 2005, dirigido por Deepa Mehta, faz parte da trilogia earth e fire. Mmostra o drama das viúvas indianas. No ano de 1938, na Índia colonial. A menina Chuyia fica viúva aos 8 anos de idade e é enviada pelos pais para um "asilo para viúvas”,. A a casa, como meio de conseguir manter certas regalias, é usada para prostituição. Narayan, um nacionalista seguidor de Gandhi apaixona-se por kayani, uma jovem viúva, mas não é permitido a uma viúva casar-se novamente.
Para ter-se uma idéia da situação das viúvas na época o filme começa citando um trecho do livro sagrado:
“Uma viúva deve sofrer prolongadamente até sua morte, auto-contida e casta. Uma esposa virtuosa que se mantém casta quando seu marido morre vai para o céu. Uma mulher que é infiel a seu marido renasce no ventre de um chacal”.


As Leis de Manu
Capítulo 5 versículos 156-161
Dharamshastras (Textos Sagrados Hindus)

Veja o Trailer:


Acredito que hoje em dia as coisas são diferentes, nem tanto, as mulheres indianas ainda sofrem muito. milhões de viúvas ainda vivem em condições precárias, segundo a nossa querida Profesorra Sandra Bose do blog Indi(a)gestao.
Quando assisti ao filme, um dos colegas indianos do meu marido chegou em casa e me disse: “why are you watching it? It’s just bullshit”. Alias ele e a maioria dos indianos detestam a autora Deepa Mehta.
Veja o que Sandra Bose escreveu sobre essa aversão dos indianos à autora Deepa Mehta:
Naturalmente, ao mostrar fatos reais como a condição subumana de vida das viúvas, Deepa Mehta mais uma vez, coloca o dedo na ferida da hipócrita sociedade indiana; e por isso mesmo ela não é mais bem-vinda por aqui” (India).
Bem, mas voltando ao filme... estarei postando assim que concluir as legendas em portugues


xoxo


No comments: