Sunday, November 29, 2009

Um pouquinho de mim, um pouquinho de nos!


Ola Pessoal...
Hoje eh domingo... estou em casa (Gracas a Deus!), que semana cansativa, Misericordia.... Na sexta-feira trabalhei 11 horas de pe, sem descansar um soh minuto...
As vezes fico pensando se tudo isso vale mesmo a pena... Me lembro dos meus anos de funcionalismo publico, que maravilha... tinha minha sala so pra mim, uma mesa enorme, uma cadeira reclinavel, tudo era tao exageradamente confortavel, que nem parecia que estava recebendo salario para aquilo... luxo com o dinheiro alheio!!!!
Aqui, tudo eh diferente... Ganhamos mais, mas realmente, trabalhamos mais.... Chega a ser algo fora da sua capacidade fisica, como, trabalhar de pe 11, 12, as vezes 15 horas sem ao menos uma refeicao digna.
Isso foi motivo de discordia entre mim e meu marido que, fincado nas tradicoes hindus dele, nao me deixava trabalhar...
Enfim, depois de muito insistir, ele acabou por entender que a vida da mulher ocidental eh muito diferente da vida submissa das mulheres indianas.
Veja bem, isso nao eh uma critica nao... Acredito que elas sejam felizes nos papeis delas! Eh claro que ser mae, dona de casa, esposa eh sim uma tarefa ardua e merece todo o meu reconhecimento.
Mas pra nos ocidentais, nos ja somos preparados, desde a infancia, a como viver sozinhos, termos a nossa casa, construirmos o nosso patrimonio, decidirmos nossa faculdade e ateh se queremos ou nao construir uma familia.
Desde antes de me casar, uma das primeiras coisas que ESCLARECI para o Priyank foi a minha DEFINICAO de familia. "Familia pra mim" disse a ele, " eh voce, eu e os nossos filhos".
Quis deixar isso bem claro, pois assim, desde o inicio ele ja foi alertado que eu nao quero viver com sogros, cunhados, tios, cachorros, gatos e papagaios...
Pode ateh parecer cruel, mas conheco todas as minhas limitacoes, e uma delas eh exatamente a que concerne a FALTA DE PRIVACIDADE...
Ainda assim, tento me adaptar (no que posso) ao mundo dele que, nao eh la tao facil... Algumas coisas do cotidiano que para ele nao eh nada mas que para mim eh simplesmente um absurdo. O choque cultural eh grande e se nao houver jogo de cintura de ambas as partes, se nao souber levar a situacao com muito amor e principalmente paciencia, o casamento ACABA em dois meses!!!!
Hoje eu li um texto de Arthur da Tavola que explica exatamente isso... O amor, a paciencia, o jogo de cintura, a arte de ser casados... Quero mostrar a voces este texto e tambem um pianista indiano fantastico que mora aqui nos EUA, o nome dele eh Aakash Gandhi, tocando a musica Kal Ho na Ho...
Misturei tudo na mesma panela (o texto e o pianista) e vamos ver o que eh que da...
Bom Domingo a Todos

Jai Shri Krishna

6 comments:

"Tah" said...

Saudadinhas......... sumida.... suas atualizações n estão aparecendo no meu blog....

Ai mutio lindooooooo esse texto..
Aparece!! Bjus

Gabriela Dória said...

Parabéns pelo blog. Gosto de ler alguns blogs de meninas que vivem na Índia. Embora vc não viva lá, mas é casada com um indiano e tem que conviver com alguns costumes de lá.. E principalmente pq relata mtas coisas aqui no blog.
Gostei mto do jeito que escreve.
=*

Anonymous said...

Muito legal seu post e vcs formam um lindo casal! Concordo totalmente com vc, eu não conseguiria ter essa vida de submissão total e pior ainda, de servidão total, como muitas indianas estão acostumadas... já disse pro meu bofe que não quero morar com os pais dele e nem com os meus, a não ser em último caso de falta total de recursos... não há nada como um pouco de privacidade! Bjs!

Cafe Masala said...

oi Flavinha... pois eh, menina... viver da sombra do marido nao da, e mais, nao quero ninguem metendo o bedelho na minha casa nao... ele ja tah mais que avisado... privacidade eh tudo... ah tah que vou ficar medindo as palavras na minha casa... pago as contas aqui tanto quanto ele...
Se um dia quiserem passear aqui, seram muito bem-vindos... mas desde que respeitem a minha privacidade... e Gabi... muito obrigada pela visita e pelo incentivo... gosto de ver gente nova por aqui...
Fiquem com Deus, meninas... Bjus... Jacque

Maternidade Real said...

Oiii minha linda
Que saudades desse mundo virtual, do meu blog, do seu blog que é divertidissimo e ao mesmo tempo educativo, e principalmente de vc minha amiga..
Eu fiquei esses dias todos sem net por causa da Jet que vacilou com a gente, mas hj coloquei uma net 3G espero que essa nunca nos deixe na mão neh..
Olha Jacque eu concordo plenamente com seu post, lute pela sua liberdade, mas tenha peciencia com seu esposo, pois vc conheceu ele com uma cultura super diferente da nossa, e mesmo assim ele te escolheu como esposa, por isso tente fazer um pouquinho da vontade dele, mas nem tudo, pois vc tbm tem que manter a sua cultura tbm neh?, mas para agrada-lo tente se abtuar a sua diferença cultural... Eh um conselho de amiga que só quer te ver feliz viu moça...
Gosto muito de vc, por isso so desejo o seu bem.
Fica com Deus linda
Bjão

Anonymous said...
This comment has been removed by a blog administrator.