Monday, March 3, 2014

NOVA DELI


DELHI

Em frente ao India Gate em Npva Deli
Na primeira vez que cheguei à capital Nova Deli, depois de ter desembarcado em Mumbai, e conhecido Surat, pensei: Enfim cheguei à civilização (sei que serei massacrada por esse comentário, mas como já disse, esse blog é opinativo e exprime os meus sentimentos – não quero ofender ninguém). Falo assim porque vi uma cidade semelhantes às cidades que estava acostumada como São Paulo, Chicago, Brasília, enfim.

Lógico que estou falando de grandes capitais e de seus centros administrativos e comerciais. Não estou falando da periferia desses lugares.
Nova Deli é uma cidade agradável, bem cuidada e principalmente, uma cidade limpa. E foi exatamente por isso que usei o termo “civilização”.

Pra quem já esteve na Índia, sabe que as cidades são muito sujas, as pessoas jogam lixo por toda parte, não se preocupam com a infra-estrutura da cidade, coma limpeza e estão sempre culpando o governo. 
Essa cena acima é muito comum de se ver na maioria das grandes cidades. Muito lixo entulhos, animais soltos nas ruas.
Uma coisa muito esquisita do qual eu senti muita falta em Surat foi a falta de calçadas para pedestres. Simplesmente não há. Estou dizendo calçadas pavimentadas, o que se tem lá é uma faixa de terra que separa o asfalto das casas nas grandes avenidas.
Porém, isso não é tão visível na capital - pelo menos no centro da capital.

Veja bem, se compararmos com o Brasil, poderíamos entender da seguinte forma: Quem já esteve em Brasília sabe que a cidade é muito bonita e organizada, tem que ser, se trata da capital, contudo, se percorrermos o nordeste brasileiro, onde ha falta de água e a seca é devastadora, teríamos um parâmetro pra poder fazer essa comparação de Deli com o resto da Índia.
O Rashtrapati Bhavan em Deli é a residecência oficial do presidente do país. É toda cercada de guardas e as ruas são bem limpas. Há muitos jardins ao redor também.
Entretanto, isso não acontece em toda Índia, as pessoas precisam se conscientizar e cuidar efetivamente do seu país. Seja no Brasil ou na Índia. 
Esse é o templo de Lakshimi em Deli, também muito bonito e organizado.

Cansei de ver o meu marido jogando lixo no chão em Surat pelo vidro do carro, ficava uma onça de brava com ele. Contudo, nos Estados Unidos, ele nunca fez isso, pois não é normal por lá ver lixo espalhado nas ruas Ele me dizia que ele até poderia parar com esse costume, porém, as pessoas não se incomodavam com tanta sujeira e o fato dele sozinho "parar" não limparia a cidade. (grande colaboração e espírito de solidariedade).
Outra coisa que deixa a cidade muito suja é a mania que tem os indianos (DO SEXO MASCULINO) de cuspirem e urinarem em qualquer lugar público... é horrível, fétido, muitíssimo deselegante.

Eles têm um costume estranho de mascarem fumo o dia todo, então, em quase todos os lugares públicos é possível encontrarmos muros e paredes todas manchadas de laranja devido ao fumo que mastigam e cospem.
Isso é uma prática tão comum por lá que freqüentemente encontramos avisos dizendo:
_ Não Cuspam!,
_ É Proibido cuspir aqui!
Bem, mas depois desse desabafo, pois o post de hoje era para contar sobre um lugar lindo que conheci na minha primeira visita a Nova Deli. Acabei lembrando da minhas primeiras palavras ao desembarcar ali.
Gostaria de deixar claro aqui que meus relatos não têm tendência racista ou preconceituosa, são apenas impressões e sentimentos que experimentei por lá.
Não achei legal a sujeira, a cuspição, o cheiro horrível de urina que vi na maioria dos lugares que visitei, então não vou tapar o sol com a peneira dizendo que lá na Índia, tudo é maravilhoso. Não estaria condizendo com a verdade do que eu realmente vi, ok!?
Mas também não vou dizer que tudo lá é horrível. Nãoooooooo, de jeito nenhum. Conheci lugares incríveis e isso será matéria para o próximo post. 
Vou compartilhar com vocês um lugar que, para muitos, se trata da 8ª maravilha do mundo e, se querem saber a minha opinião, EU CONCORDO!!!!!!!
Mas isso ficará para as cenas dos próximos capítulos, ok!?
Beijos
Fiquem com Deus

Jacque

No comments: