Thursday, February 27, 2014

SHANTALA

Namastê

“Sim, os bebês tem necessidade de leite,
 Mas muito mais de serem amados e receberem carinho
 Serem levados, embalados, acariciados, pegos e massageados”
Leboyer
Logo apos a shantala, todo enrolado e dormia assim por horas
Andei vasculhando umas fotos e videos do Arthur e encontrei um em especial. Se trata da primeira massagem shantala que ele recebeu. Depois dessa, houve várias outras, diárias. 
Todos os dias, por volta de 3 horas da tarde, uma senhora indiana muito simpática pegava meu filho, o despia, fazia 40 minutos de massagem com um óleo próprio para isso e depois o dava banho. Quando tudo terminava, o Arthur estava literalmente DESMAIADO....hehehe... Efeito dos vários alongamentos que ela fazia nele.
No começo, eu assustei muito pois ela o virava de cabeça para baixo, de um lado para o outro, meu Deus, achava que ela o quebraria ao meio... Mas depois acabei me acostumando à cena. 
Outra coisa interessante em contar é que essa mesma senhora, cujo nome é Manjula, foi a mesma mulher que fez shantala no Priyank, quando ele era um bebê.


Mas como é que surgiu essa massagem?

A Shantala é uma massagem milenar indiana, sem registro de quando surgiu exatamente em Kerala no Sul da Índia. Foi descoberta quando o médico francês Frédérick Leboyer, de passagem pela Índia, se deparou com a cena de uma mulher num calçada pública massageando seu bebê. Seu nome era Shantala, ela era paraplégica e estava numa associação de caridade em Pilkhana, Calcutá.
O ambiente que Leboyer percorrera até então era completamente hostil, mas a cena da massagem fez com que a beleza e harmonia dos movimentos de Shantala transformasse tudo a sua volta.
Leboyer pediu para fotografá-la e filmá-la. Ela, admirada pelo interesse em uma prática tão simples e corriqueira, aceitou. Durante dias ele acompanhou a massagem de Shantala em seu bebê, captando atentamente cada movimento. Leboyer fez o possível para que as fotografias exprimissem a profundidade e o amor envolvidos.
Em homenagem a essa mãe, o nome da técnica de massagem em bebês chama-se Shantala. Na índia, essa prática não tem um nome específico, pois trata-se de uma atividade que faz parte da rotina de cuidados com o bebê.
Graças à “descoberta” de Leboyer, e ao seu livro: SHANTALA, massagem para bebês: uma arte tradicional, Shantala vem sendo cada vez mais popular em todo o mundo e cresce a cada dia o número de pesquisas científicas que objetivam comprovar seus benefícios.

Vale a pena acessar o link do livro, está em PDF e é muito interessante para quem quer aprender a Shantala.

Fiquem com Deus
Jacque

3 comments:

Juliana said...

Oi, Jacque!Que interessante!Conheci esta massagem só de nome. Ficou aí dica pra quando eu começar a ter minha prole!Um abraço!

Star Kaur said...

Que lindo deu pra ver na carinha dele que estava todo feliz com a massagem!!Adorei!

Cafe Masala said...

Pois eh, ele se sentia o maximo nessa hora de shantala... hihihiihi
beijos meninas...