Tuesday, October 14, 2008

Entrevista no Consulado






Em meados de junho, entrei no site do Consulado Americano: http://www.visto-eua.com.br/, e agendei o visto... Nossa, tive que pagar uma taxa de R$38,00 só pra agendar, e a entrevista foi agendada para quase 3 meses depois.

Imprime os formulários DS 156 e DS 157, tirei as fotos 5x5 e paguei a taxa consular no Citibank em Sampa.


Não tinha idéia da serenidade e da burocracia que era isso.


Muitas pessoas me perguntavam: "mas vc não contratou um despachante consular?" O teu visto será negado! Você é doida!


E vou falar a verdade, tive receio diante de tantos impedimentos que esse povo americano estava impondo.


Montei uma pasta, com todos os documentos possíveis (passaporte válido, comprovante de movimentação bancária, declaração de IR, comprovante de residência, holerites, diploma e histórico escolar, bem como, os benditos formulários).


Fui a Sampa no dia anterior a entrevista, cheguei ao Consulado Americano às 08:30 hr, minha entrevista estava marcada para as 10:00.
Só é permitida a entrada de quem vai efetivamente passar pela entrevista, ou seja, ninguém pode me acompanhar.
As fila são gigantesca. Logo que chegamos lá, em fila, passam algumas pessoas organizando e conferindo se os formulários estão ok.
Já do lado de dentro, após passarmos por detectores de metais, enfrentamos uma 2º fila para a retirada de uma senha. Lembro do número da minha: 2359. Então essa senha é mostrada num painel quando é chegada a nossa vez.
De olho no painel, assim qué vc vê a sua senha, você passa por uma pré entrevista, lá é perguntado pouquíssimas coisas, do tipo: "qual o motivo da tua viagem" " você tem emprego?" "passaporte e taxa do citibank, por favor". Então eles seguram o seu passaporte e pedem para vc aguardar até ser chamado para a leitura das digitais (fase mais "light" do processo todo... heheh). Após as digitais, e ainda de olho no painel eletrônico, é que vem então a "tal" entrevista.
Os agentes consulares falam um portugues muito ruim. São educados, mas bastante soberbos também, pra não dizer, irônicos!
Minha vez, me chamaram as 11:30, perguntaram quanto eu ganhava, desde quando eu trabalhava, há quanto tempo eu tinha conta no meu banco. Solicitou meus comprovantes de renda e pediu para que eu esperasse por um tempo.
Naquela hora tive a certeza de que eles não iriam me conceder o visto, pois todos que eles pediram para esperar, no final, o visto foi negado.
Duas horas mais tarde, o agente consular me chamou novamente, então passou minha documentação pelo giche e me falou para passar na gabine dos correios, pagar o sedex (20 reais) que o meu passaporte chegaria na minha casa em 6 dias utéis. Só tive a certeza de que consegui o visto quando o passaporte chegou e vi que o visto estava lá... e com 5 anos de prazo para expiração!. Ufa! essa intrevista me traumatizou! hehehe

No comments: